10 elementos que não podem faltar em seu site
Criar um site para sua empresa é algo muito importante, afinal a presença
digital é um fator crucial não apenas para a sobrevivência como também para o
crescimento de seu negócio.
É com esse instrumento digital que muitos potenciais clientes chegarão até
você, saberão o que você vende e, sobretudo, porque precisam dos produtos
ou serviços que sua empresa está oferecendo.
Por isso, é fundamental estruturar muito bem o projeto de criação do site. No
entanto, mesmo com todo o cuidado e planejamento, algumas vezes acabamos
nos esquecendo de algum detalhe, seja pela pressa em colocar o projeto no ar,
ou por acreditar que aquele recurso não é necessário.
Para evitar que seu projeto seja publicado com falhas e sem a presença de
itens cruciais, separamos 10 elementos que jamais poderão ficar de fora na
hora em que você estiver preparando o site e antes de ele ir ao ar. Confira.
1.Campo de busca
Disponibilizar ao internauta um campo de busca em seu site é algo essencial
para que sua experiência de navegação não tenha falhas. Afinal, é com esse
recurso que ele poderá encontrar mais facilmente as informações que busca
internamente.
Por isso, na hora de desenvolver o seu site, não se esqueça de colocar o
campo de busca em uma área de fácil acesso e visibilidade. Preferencialmente,
insira o recurso no topo da página ou em sua barra lateral.
2.Links internos
Garantir que seu site tenha links internos que remeta o internauta para outras
páginas dentro de seu site ajuda na navegabilidade e para que o potencial
cliente obtenha todos os dados que precisa durante sua visita.
Mas, caso alguma página não tenha sido linkada devidamente, procure criar
ferramentas para que ela seja redirecionada a um e-mail, onde seu visitante
possa informar o local onde não consegue acessar o conteúdo buscado.
3.Fracionar as páginas
Páginas estáticas podem ser úteis em alguns momentos, mas em excesso
prejudicam a experiência do usuário. Por isso, enquanto estiver criando seu
site, procure fracionar essas páginas estáticas, para que tenha uma
experiência tranquila.
4.Redes sociais
Criar um site sem acesso a redes sociais é um dos maiores pecados que uma
empresa pode cometer, afinal elas são um mecanismo importante de contato
com potenciais clientes.
Por isso, no momento em que estiver desenvolvendo seu site, procure colocar
ícones das redes sociais de sua empresa, inserindo também botões que
permitam o compartilhamento de um determinado conteúdo.
Não se esqueça que as redes sociais não apenas movimentam sua página
como também trazem clientes para sua empresa.
5.Política de privacidade
Empresas que possuem portais ou blogs onde os internautas interagem com a
companhia não podem se esquecer de colocar em seu site um espaço onde
fique muito clara a política de privacidade do espaço.
Nessa página devem estar expostos, por exemplo, o uso de cookies, o
armazenamento de dados pessoais ou outros itens cruciais para o
conhecimento do usuário.
Desta forma, você evita problemas com pessoas que sintam o uso indevido de
informações importantes.
6.Formulário de contato
Um site sem a presença de um formulário de contato é uma página com uma
grave deficiência, afinal o internauta que o visita não terá caminhos para se
relacionar com sua empresa caso deseje alguma informação sobre seus
produtos ou serviços.
Para não cair nesta armadilha, seu site pode optar por um formulário simples e,
ainda, incluir um link do e-mail que você possui para atendimentos. Desta
forma, os usuários que utilizam softwares para mensagens poderão se
comunicar com sua empresa mais rapidamente.
7.Versão mobile
Atualmente, grande parte dos acessos à internet são feitos via dispositivos
móveis. Por isso, não disponibilizar uma versão mobile de seu site pode
comprometer sua audiência e também seus resultados financeiros.
Mas, atenção para o momento em que for criar essa versão mobile. Procure
investir sempre em páginas que sejam responsivas, permitindo assim uma
melhor experiência para o seu usuário.
Lembre-se também que o internauta não vai aguardar horas para o
carregamento de uma página. Então, nada de conteúdos muito pesados para a
versão móvel de seu site.
8.Sitemap
Para alguns, pode parecer algo muito bobo, mas a existência de um sitemap
(ou mapa do site, em bom português), torna a experiência de navegação dos
usuários muito mais agradável.
Além disso, esse recurso é positivo também para a indexação de seu site em
mecanismos de busca, elevando sua audiência, assim como torna possível
também otimizar o conteúdo que você disponibiliza ali.
Então, nada de se esquecer dessa ferramenta no momento do
desenvolvimento de seu site.
9.Menus
Quando estiver elaborando o site de sua empresa, não se esqueça também de
deixar seus menus organizados e preparados para que recebam submenus.
Esse recurso ajuda a organizar não só a aparência do site como também
permite aos internautas que localizem todos os conteúdos que precisam
durante a navegação em sua página.
Lembre-se que a experiência de navegação conta muito como fator positivo ou
negativo, podendo aumentar ou diminuir sua audiência e influenciar também
em suas vendas.
10.Cuidado com seus códigos
Por fim, ao concluir o projeto de seu site, antes de colocá-lo no ar, certifique-se
de que todos os códigos inseridos estão organizados e sem espaços em
branco.
Além de deixar tudo mais limpo para a pessoa que fará a manutenção
preventiva das páginas, esse cuidado tornará a experiência de navegação na
plataforma mais agradável, pois páginas com códigos limpos carregam mais
facilmente.
Montar um site para a sua empresa pode parecer algo simples, até mesmo
mecânico para alguns empresários, principalmente os pequenos, que
costumam usar ferramentas gratuitas para diminuir seus custos.
No entanto, requer muito planejamento e atenção aos detalhes que mostramos
aqui, do contrário a ideia de ter um site não será tão rentável quanto podia
parecer.
Além de se ater a esses detalhes, é importante que sua empresa trabalhe
também os conteúdos que serão disponibilizados no espaço. Criar conteúdo
inédito e de qualidade com frequência ajuda a movimentar a audiência, dando
ferramentas para que o público interaja com você.