Estratégicas básicas de marketing para pequenas empresas

Estratégicas básicas de marketing para pequenas empresas

Estratégicas básicas de marketing para pequenas empresas

Quem começa um negócio modesto na internet, como um e-commerce, por
exemplo, se vê diante de um desafio: afinal, como vender mais e superar os
meus concorrentes, conseguindo destaque em ferramentas de busca?
Para alcançar esse objetivo a empresa precisa fazer barulho, literalmente.
Chamar a atenção, investindo em ferramentas e produtos que as destaquem
da concorrência e façam com que as pessoas certas cheguem até você.
É aí que entra o marketing digital. Criado para impulsionar as vendas de
empresas virtuais, esse tipo de marketing não é apenas uma cópia fiel do
marketing tradicional. Ele possui regras específicas para o comércio eletrônico.
Mas não adianta você sair copiando tudo que o marketing digital diz para o seu
negócio. É preciso saber quais as estratégias básicas de marketing para
pequenas empresas. Afinal, o seu público é bem diferente do perseguido por
uma grande companhia.
Gostou da ideia, mas não sabe como aplicar essas estratégias, nem quais
seriam elas? Então continue lendo esse texto. Aqui, traremos tudo o que você
precisa para arrasar em seu negócio.
Estratégias básicas de marketing para pequenas empresas
Utilizar o marketing digital para alavancar as vendas de sua empresa é a
melhor alternativa para quem quer não só ganhar mais, como também se
destacar frente à concorrência.
Com técnicas relativamente simples e muito baratas, é possível colocar em
práticas as estratégias básicas de marketing para pequenas empresas.
Uma delas é o uso do SEO.
SEO
O marketing digital é tão importante para uma pequena empresa porque ele
torna possível a você descobrir como usar o Google para fazer minha
empresa vender mais. E o SEO é a melhor ferramenta para isso.
Também conhecido como Search Engine Optimization, ou ferramentas de
otimização de conteúdo, o SEO permite que você conquiste posições mais
altas entre as páginas de busca do Google, conquistando assim a tão sonhada
visibilidade e, com ela, mais vendas.
Para utilizar o SEO e permitir que os motores de busca o enxergue com mais
facilidade, é preciso aplicar palavras-chave, que tragam

os internautas
diretamente à sua página sempre que fizerem uma busca.

Marketing de conteúdo
Outra das mais importantes estratégias básicas de marketing para
pequenas empresas e que aumenta a visibilidade do seu negócio no Google é
o marketing de conteúdo.
Aplicando o SEO a cada material produzido, ele permite que você produza
conteúdo qualificado em diferentes plataformas, como blogs, sites e-books,
vídeos ou palestras e fidelize seu consumidor.
O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia de marketing porque ele
ajuda a fidelizar seus clientes, na medida em que você oferece conteúdo de
qualidade e que vai de encontro às necessidades dos clientes que você deseja
atrair.
Essa estratégia permite também que sua empresa tenha mais credibilidade,
pois com o marketing de conteúdo você consegue criar produtos com grande
profundidade, aumentando também as suas vendas.
E, além disso, o marketing de conteúdo permite que sua empresa tenha ótima
reputação online, já que conteúdo de qualidade sempre é compartilhado nas
redes sociais e, quanto mais pessoas estejam interessadas por aquilo que você
está criando, mais reputação e alcance em suas vendas você consegue.
Redes sociais
As redes sociais não fazem apenas parte de nosso dia a dia quando se trata de
amizades ou do compartilhamento daquele conteúdo engraçado que
recebemos de amigos ou parentes.
As redes sociais são parte importante de nossas decisões de compra. Tanto
que pesquisam indicam que 77% das pessoas são influenciadas pelo que
recebem ou compartilham nesses espaços para decidir suas compras.
Por isso, é fundamental, como uma das estratégias básicas de marketing
para pequenas empresas, que sua empresa crie perfis exclusivos nas redes
sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter.
Nesses espaços, é importante também adotar uma rotina de postagens, como
escrever materiais uma vez por dia, manter uma linguagem informal e bem-
humorada (ou que se adapte ao tipo de sua marca), interaja com seus clientes
e publique sempre notícias do setor.
Nas redes sociais sua empresa deve, ainda, oferecer atendimento a seus
clientes, assim sua reputação poderá crescer ainda mais,

e se destacar em
patamar positivo.
Links patrocinados

Os links patrocinados são outra das estratégias que podem trazer ótimos
resultados em marketing para pequenas empresas. Com o Google Adwords, a
ferramenta de links pagos do Google, você consegue atingir ainda mais
pessoas, elevando suas possibilidades de ganhos.
Além disso, os links patrocinados pelo Google permitem que você segmente
seus anúncios, atingindo um determinado público. Não entendeu? Nós
explicamos.
No Google Adwords, você consegue definir uma região, um determinado
público-alvo e por quanto tempo gostaria de manter seu anúncio ativo.
E-mail marketing
Para fechar as estratégias básicas de marketing para pequenas empresas
não poderíamos deixar de lado o e-mail marketing. Embora muitas pessoas
ainda torçam o nariz quando recebem esse tipo de mensagem, a ferramenta
continua tendo um ótimo resultado em vendas.
Mas, para que os resultados sejam positivos, é importante que você tenha a
seu lado uma boa ferramenta de e-mail marketing, que permita criar um mailing
qualificado, além de lhe oferecer a possibilidade de acompanhar seus números
e modificar a estratégia de acordo com os resultados.
É importante também que você abuse da criatividade ao redigir os e-mails
marketing que vai disparar. Fuja do óbvio e inove, sempre. Assim, você
aumenta as chances de que seu conteúdo seja aberto e alcance os resultados
que deseja.
Saiba como atrair visitantes para seu site e sua loja física e vender mais
através do Google Meu Negócio
Quem tem um pequeno negócio online não só pode como deve aproveitar as
funcionalidades do Google Meu Negócio, a plataforma do Google em que os
empreendedores podem divulgar sua empresa.
Ele permite que você diga a seus clientes, por exemplo, onde você por exemplo, onde você está (caso
tenha uma loja física), qual seu horário de funcionamento, sua especialidade e
ainda permite também que as pessoas escrevam comentários sobre o seu
atendimento.
Como o Google Meu Negócio permite mostrar sua localização, ele é ótimo para
quem está em busca de um local próximo para compras, pois ele aproxima
pessoas por geolocalização.
Mas, para ter todos esses benefícios, é importante que você preencha
corretamente todos os dados e mantenha tudo sempre atualizado. Assim seu
consumidor estará sempre próximo a você.

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